
Fazendo uma retrospetiva desta unidade curricular, a primeira característica que destaco é o enorme desafio de ter que analisar, refletir as várias atividades desta UC, quando a mesma é possivelmente a mais transversal e completa em termos de conteúdo neste Mestrado. Por outras palavras, os conhecimentos teóricos requerem uma cultura social, pedagógica, científica que nos exige dedicação, discernimento e capacidade de introspeção.

Pegando um bocado nas minhas competências enquanto auditor, numa análise SWOT, apontaria como "Forças" a mais-valia que o conteúdo programático desta UC representa para o nosso curso, na medida em que a Universidade Aberta, através da coordenação deste Mestrado consegue introduzir uma verdadeira disciplina agregadora das diversas áreas científicas. Como "Fraquezas" diria que não existem nesta edição, pelo simples facto das docentes, a Prof.ª Doutora Lúcia Amante e a Prof.ª Doutora Daniela Barros, possuírem excelentes competências técnico-científicas e uma vasta produção científica, o que se ajusta aos objetivos ambiciosos desta UC. Quanto às oportunidades estas são imensas, desde já o conhecimento adquirido, para quem pretende fazer carreira na transmissão do conhecimento. Entender o perfil do atual estudante, aproveitar os recursos, nomeadamente os media digitais tendo por função enquanto docente, um papel de orientador. Desta forma será possível fazer a ponte entre os recursos e os estudantes para uma construção da identidade ajustada aos novos desafios enquanto parte de uma comunidade social, altamente competitiva e desafiante, certamente são oportunidades que qualquer profissional ligado ao ensino e à formação saberá aproveitar. As "Ameaças" são algumas e desde logo constato as enormes mudanças que estão acontecer um pouco por todo lado, o que exige conteúdos atuais e que tenham em conta a realidade presente. Por outro lado temos uma enorme e brutal redução de verbas para investigação e deslocalização para outros países de gente que sabe pensar. Estas são áreas prementes que exigem investigação e conhecimento, onde um estudante, mas também professor, como muitos dos meus colegas, possam contemplar bibliografia de autores portugueses e terem acesso a trabalhos excelentes que se fazem por cá, mas que nem sempre são divulgados.
Embora esta análise reflita uma pequena amostra daquilo que foi possível interiorizar desta UC, não posso deixar de esmiuçar alguns aspetos curiosos, desde já as sessões de análise nos diversos fóruns. Estando eu perante colegas com muita experiência, diferentes áreas científicas, localizações geográficas diversas, foram momentos de partilha muito profícuos, por vezes desgastantes, pois um debate participativo, pressupõe uma dinâmica própria que importa saber acompanhar. Todos nós trabalhamos, temos família, a gestão criteriosa do tempo é algo complexa nos dias de hoje. Foram autênticas sessões de "brainstorming" contagiante, sempre com o olhar atento da Prof.ª Daniela e as suas observações pertinentes.
Destaco a atividade 4, onde por algum tempo foi possível fazer trabalho com os meus estagiários e por conseguinte elevar os meus conhecimentos neste longo caminho que é a aprendizagem.
Levo desta experiência um saldo muito positivo.
Aquilo que nos faz pensar eleva-nos.
Jorge Soares
Embora esta análise reflita uma pequena amostra daquilo que foi possível interiorizar desta UC, não posso deixar de esmiuçar alguns aspetos curiosos, desde já as sessões de análise nos diversos fóruns. Estando eu perante colegas com muita experiência, diferentes áreas científicas, localizações geográficas diversas, foram momentos de partilha muito profícuos, por vezes desgastantes, pois um debate participativo, pressupõe uma dinâmica própria que importa saber acompanhar. Todos nós trabalhamos, temos família, a gestão criteriosa do tempo é algo complexa nos dias de hoje. Foram autênticas sessões de "brainstorming" contagiante, sempre com o olhar atento da Prof.ª Daniela e as suas observações pertinentes.
Destaco a atividade 4, onde por algum tempo foi possível fazer trabalho com os meus estagiários e por conseguinte elevar os meus conhecimentos neste longo caminho que é a aprendizagem.
Levo desta experiência um saldo muito positivo.
Aquilo que nos faz pensar eleva-nos.
Jorge Soares